Preocupado com a vacinação de gestantes, Zé Carlos Nova Era aciona comissão de enfrentamento à Covid-19

Por Portal Opinião Pública 13/05/2021 - 13:07 hs

Presidente da Câmara busca informações sobre as grávidas imunizadas com a vacina Astrazeneca/Fiocruz 

O presidente da Câmara de Mauá, Zé Carlos Nova Era, acionou a Comissão de Enfrentamento à COVID-19 da Casa sobre a vacinação das grávidas e puérperas, que foi suspensa pela Prefeitura, após recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O Ministério da Saúde investiga a morte de uma gestante após receber a dose do imunizante, no Rio de Janeiro. “Queremos saber quantas gestantes receberam a vacina em Mauá”, ressaltou Zé Carlos.

A vacinação de grávidas e puérperas estava prevista para iniciar na manhã da última terça-feira (11), data em que a campanha foi suspensa para esse público. “A vacinação começou 9h e a Prefeitura informou oficialmente a suspensão por volta das 11h. É importante saber se houve vacinação nesse intervalo”, afirmou o presidente.

O parlamentar reiterou a preocupação com a saúde das gestantes. “A Prefeitura precisa oferecer acompanhamento médico para as mulheres que receberam a dose desse imunizante, pois trata-se de pacientes que apresentam algum tipo de comorbidade”, reiterou.

O Ministério da Saúde ressaltou que "a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19". 

Vacinômetro 

De acordo com dados do portal Vacina Já, do governo estadual, a região da Grande São Paulo aplicou 1,7 milhão de doses do imunizante Astrazeneca/Fiocruz.

Em Mauá, o número de doses aplicadas – entre Coronavac e Astrazeneca/Fiocruz – já passou de 100 mil.